Ao realizar o lançamento de uma despesa, caso não tenha o cadastro através do próprio ícone de lançamento de nova despesa, é possível criar esse cadastro.
Para isso ao digitar o nome do Fornecedor>> Pressione a tecla “Enter”.
Para alterar alguma informação de uma despesa em aberto é necessário editá- la.
Acesse Menu Financeiro >> Despesa >> Filtro de “aberta” >>Localize a despesa, passe o mouse sobre o lançamento >> Ícone de “Lápis”>> Altere as informações necessárias >> Salvar.
Ao realizar o lançamento dessa despesa é possível informar que houve parcelamento da mesma.
No momento da inclusão da despesa , clique em “Opçoes avançadas” e preencha os campos necessários sobre essa despesa.
Marque a opção “Parcelar ” >> Preencha a quantidade de parcela >> Dia de vencimento >> Salvar.
Atenção: Dividir valor entre parcelas
Detalhe ao marcar opção “Dividir valor entre parcelas” ,sistema irá compreender que o valor total da despesa será dividido conforme a quantidade de parcelas informado .Caso cada parcela seja o valor total da despesa deixe a opção desativada.
Opção >> Ativada
Opção >> Desativada
No sistema é possível inserir arquivos no lançamento da despesa ou através do ícone de edição da mesma.
Ao realizar o lançamento da Despesa >> insira no campo “Anexar imagens e documentos”. Dessa forma pode ser carregado um arquivo já existente no seu computador/aparelho ou até mesmo realizar a fotografia do arquivo que deseja inserir.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Passe o mouse sobre a despesa que deseja liquidar >> Ícone de “ $ ”
Ao realizar o preenchimento sobre a liquidação, informe no campo “Conta” >> Conta 003>> Salvar
Caso esteja lançando a Despesa e já deseja informa que foi liquidada, marque a opção Liquidado >> Confirme Data >> valor pago >> Salvar
Para corrigir uma despesa com valor errado é necessário que essa conta seja estornada e em seguida realizar a liquidação com o valor correto.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que precisa de correção >> Ícone de “Não paga”
Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa a ser liquidada >> Confirme os dados de pagamento dessa Despesa >> Salvar
Ao identificar que houve dois lançamentos da mesma conta é necessário que a despesa errada seja estornada e em seguida removida.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “Liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone “não paga”
Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone de “lixeira” >> informe o motivo do cancelamento >> continuar >> Confirma.
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Marque as despesas que deseja liquidar>> engrenagem, lado direito da tela >> Opção “Liquidar em massa”
Em seguida informe a Conta bancária por onde foi paga essas despesas e informe a data >> Salvar
Para adicionar um plano de contas em uma despesa já lançada, é necessário editar essa despesa.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”
Preencha o Campo “ Plano de Contas ” >> conforme a categoria contábil que a despesa se encaixa >> Clique em Salvar.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”
Edite o campo “Referência ” >> informando o mês que essa despesa se refere, lembrando que será o mês que ela irá constar no seu DRE >>Clique em Salvar
O Critério do Relatório DRE é plano de contas e referência preenchido.Desta forma se não está constando no seu DRE a despesa lançada é devido essas informações não estarem preenchidas.
Para verificar e corrigir essas informações:
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Preencha plano de contas e Referência >> Salvar
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Informe a data correta >> Salvar
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “Cancelado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “estorno”>> Confirme a reativação >> Ok
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail suporte@dourasoft.com.br