DouraSoft
Assinaturas

Keep up with the evolving future of work and collaboration with insights, trends, and product news.


Este conteúdo foi preparado para te orientar sobre GESTÃO DE RETAGUARDA, com explicações claras, respostas às dúvidas mais frequentes, cuidados a serem tomados e links úteis para aprofundar o conhecimento.

📌 O que é e Para que serve?

Retaguarda é o caixa central da casa lotérica, também conhecido como tesouraria ou financeiro.
A gestão da retaguarda deve ser feita para controlar a saúde financeira  da empresa, a partir dela tem as informações de contas a pagar, contas a receber, valores bancários e controle de estoque.

🖥️ Onde acessar no sistema?

O controle da retaguarda é feito no sistema da DouraSoft, através do Menu Financeiro.

🔄 Etapas básicas de uso

  • Realizar controle de receitas (contas a receber);
  • Realizar controle de despesas (contas a pagar);
  • Realizar controle de contas bancárias;
  • Realizar controle de estoque.

🔐 Permissões necessárias

O usuário que precisa acessar os lançamentos neste menu deve ter a opção “Financeiro” ativa em suas permissões no sistema.

Siga os passos abaixo para ativar a opção “Financeiro” para um usuário no sistema:
1. Acesse o menu Perfil.

2. Clique em  Parâmetros.

3. Selecione a opção Usuário.

4. Localize o usuário, clique no ícone de lápis (para editar).

5. Ative a opção “Financeiro“.

⚠️ Cuidados importantes

  • De acordo com o modelo de  trabalho da empresa  a liberação para acesso ao menu financeiro  deve ser concedida pelo administrador do sistema, liberando  as permissões  conforme a necessidade e atividade que o usuário (dono/operador/gerente/braço direito)  irá realizar.
  • Recomenda-se que os usuários que terão acesso ao sistema tenham seu login e senha individual devido ao nível de permissão de acesso e registro de atividades.
  • Toda movimentação feita pode ser monitorada pela linha do tempo no menu Visão 360°  ou através do relatório de Auditoria .  Essas ações ficam registradas caso precise de uma busca futura de alguma movimentação.

Siga os passos abaixo para acessar a Linha do Tempo Global no sistema:

1. Acesse o menu Visão 360°

2. No lado direito da tela, localize o ícone de Linha do Tempo Global

3. Clique no ícone para abrir a visualização completa da Linha do Tempo Global >> Essa função permite acompanhar eventos e movimentações do sistema em ordem cronológica.

 Siga os passos abaixo para acessar o Relatório de auditoria  no sistema:

1. Acesse o Menu Relatórios

2. Selecione o relatório – Auditoria, Edições, Exclusões

3. Selecione o período que deseja visualizar a movimentação

4. Clique em Visualizar Relatório

Recomenda-se que as atividades Financeiras no sistema  sejam feitas diariamente, assim como é realizada na prática, dessa forma o sistema se torna mais eficaz nas informações apresentadas, além de proporcionar maior controle da saúde da empresa ao proprietário.

🔗 Receitas

– Como Lançar Receitas
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/lancar-receita-avulsa/

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓ 👉https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-lancamentos-de-receitas/

– Como Liquidar Receitas
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-liquidar-uma-receita-no-menu-financeiro/

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓👉https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-liquidar-receitas/


🔗 Despesas

Como Lançar Despesa
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/incluir-despesa/

– Liquidar Despesa Através das Contas Bancárias
📎 Acesse o conteúdo aqui:  https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/liquidar-despesa-atraves-das-contas-bancarias-2/

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓👉https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/❓duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-lancamentos-de-despesas/


🔗 Despesas Recorrentes

Lançando Nova Despesa Recorrente
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-lancar-despesas-recorrentes/

Efetivando a Despesa Recorrente
📎 Acesse o conteúdo aqui:https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/efetivando-a-despesa-recorrente/

– Como Gerar uma Despesa Sugerida
 📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/selecionando-as-despesas-sugeridas/

– Como Programar a Geração das Despesas Recorrentes
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-programar-a-geracao-das-despesas-recorrentes/

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓👉 https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-despesas-recorrentes/


🔗 Extrato

Transferência entre contas
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/como-fazer-a-transferencia-de-valores-entre-contas/ 

Fechamento bancário
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/como-fazer-o-fechamento-bancario/ 

Como Inserir o Saldo Inicial em uma Conta no Sistema
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/saldo-inicial-em-contas/

Como Realizar o Bloqueio de Lançamentos na Retaguarda
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/bloqueio-de-retaguarda/

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓👉https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-extrato/


🔗 Extrato do Cliente

Como Usar o Extrato do Cliente
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/como-usar-o-extrato-do-cliente/

– Como Realizar uma Venda Fiado – Extrato do Cliente
📎 Acesse o conteúdo aqui:  https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-realizar-uma-venda-fiado-extrato-do-cliente/ 

– Como Visualizar o Fiado no Extrato do Cliente
📎 Acesse o conteúdo aqui:  https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-visualizar-o-fiado-no-extrato-do-cliente-extrato-do-cliente/ 

– Como Liquidar Fiados
📎 Acesse o conteúdo aqui:  https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-liquidar-fiados-extrato-do-cliente/ 

– Como Imprimir Relatório de Saldo de Cliente
📎 Acesse o conteúdo aqui:  https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-imprimir-relatorio-de-saldo-de-cliente-extrato-do-cliente/ 

– Como Incluir Saldo do Cliente
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-incluir-saldo-do-cliente-extrato-do-cliente/ 

– Como Inserir Saldo do Cliente pelo Caixa
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/como-inserir-saldo-do-cliente-pelo-caixa-extrato-do-cliente/ 

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
❓👉https://ajuda.dourasoft.com.br/assinaturas/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-o-saldo-do-cliente/


🔗 Estoque

– Explorando o Menu de Estoques
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/sem-categoria/explorando-o-menu-de-estoques/ 

Tele Sena – Mapa de Resgate
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/tele-sena-mapa-de-resgate/ 

– Como Gerar uma Conta a Receber no Mapa de Resgate
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/como-gerar-uma-conta-a-receber-no-mapa-de-resgate/ 

– Como Imprimir um Mapa de Resgate em Andamento
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/como-imprimir-um-mapa-de-resgate-em-andamento/

– Como Excluir Mapa de Resgates
📎 Acesse o conteúdo aqui: https://ajuda.dourasoft.com.br/lotericas/lotericas-aplicativos-integracoes/como-excluir-mapa-de-resgates/ 

📌 Dúvidas Frequentes E Erros Comuns
https://ajuda.dourasoft.com.br/sem-categoria/%e2%9d%93duvidas-frequentes-e-erros-comuns-sobre-estoque/ 


📞 Ainda com dúvidas? Se precisar de ajuda extra, fale com a gente por um dos canais abaixo:

– 💬 Chat online: dentro do sistema ou através do link dourasoft.com.br/chat (de segunda a sexta, das 8h às 18h no horário de Brasília)
– 📧 E-mail: suporte@dourasoft.com.br

Tenha ainda mais conteúdos sempre que quiser através de nossos canais de Informação e Comunicação:

Pesquisar
Usamos cookies para melhorar a sua experiência! 🍪

Ao continuar navegando em nosso site Assinaturas.dourasoft.com.br , você concorda com a nossa política de cookies. Eles nos ajudam a oferecer um conteúdo mais relevante e personalizado. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade